terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Educação a Distância

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Vale a pena entrar nessa?

De 2000 para cá, a EAD cresceu espantosos 45.000% em número de alunos no país. Muita gente, no entanto, ainda fica de pé atrás com quem tirou diploma de Pedagogia ou Licenciatura nessa modalidade de ensino. Para avaliar se isso é puro preconceito, veja o que é mito e verdade nessa área “acessando” a reportagem da revista Nova Escola, edição de novembro de 2009, pelo site: www.ne.org.br, digite na busca “tão longe, tão perto”.

Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias, a Educação a distância (EAD) parece ideal. Por isso, ela tem conquistado tanto espaço. Em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1.758 alunos. Em 2008, havia 7.752 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu com 786.718 matriculados, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A modalidade de ensino usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e turmas.


Apenas recentemente começamos a apostar na EAD como uma saída para suprir a demanda por formação superior no país. Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação inicial de professores da Educação Básica pública, além de formação continuada aos graduandos. Por meio de parcerias entre 38 universidades federais, a UAB oferece 92 opções de extensão, graduação e pós-graduação.

2 comentários:

  1. A Educação à Distância é de fato uma oportunidade rara para aqueles que tem pouco tempo disponível, porém muitos objetivos e muita disposição.

    ResponderExcluir
  2. É Elisângela: Você nasceu blogueira. Tem atitude e determinação. Ainda por cima cuida do blog com carinho. Parabéns! Seus posts têm sido muito pertinentes ao tema "Módulo de Acolhimento".
    Abraços da Silvia.

    ResponderExcluir